Entretanto também é correto afirmar que estamos em constante evolução e que não existiu um período de tempo específico em que possamos dizer que estagnamos. O fato é, todas as formas de crise nos fazem sair da zona de conforto e de maneira geral, impulsionam o ser humano a ter novos hábitos, a pensar diferente e a se reinventar.
É fundamental entendermos o cenário atual e qual vem sendo o novo comportamento humano para criar soluções criativas para os negócios e para as relações. Os impactos estão atemorizando pequenos e grandes negócios, o número de desempregados cresce a cada dia e já está claro, pelas experiências vividas na história que a inovação e a adaptação são cruciais para a sobrevivência dos empreendimentos.
São em meio às crises que grandes ideias aparecem e a inovação acontece. São nelas que as necessidades humanas se modificam e se evidenciam tornando necessária a mudança de mindset.
A inflexibilidade diminui as oportunidades e em contrapartida pensar as estratégias de negócio e processos de decisão com foco nas pessoas, transforma o modo como as marcas são vistas.
A verdade que consideramos como real se limita ao ambiente e contexto em que vivemos e hoje em dia as pessoas estão cada vez mais valorizando os valores e percepções que as marcas deixam quando se comunicam e principalmente quando essa essência é personificada nas atitudes realizadas por ela. Portanto, agir com criatividade em um cenário macroeconômico instável é primeiramente buscar entender o comportamento humano, quais suas necessidades e em quais pontos você pode agir para contribuir, quais ferramentas estão a sua disposição e como se diferenciar diante da concorrência. Sempre haverá mercado para aqueles que estão dispostos a se adaptar e que prezam em suprir as necessidades da sociedade.